Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 21/08/2023 às 16:50

Prefeito Daniel Alonso implementa programa de prevenção ao suícidio

“A rede municipal é a porta de entrada da população que estiver em busca de ajuda, seja pelas unidades de saúde, seja pelos centros de atenção psicossocial, promovendo o acolhimento, avaliação e o tratamento adequado, conforme a necessidade de cada paciente. Temos psicólogos atendendo em todas as unidades”, considerou.

Equipe técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde manterá programações em todos os postos e unidades
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, prepara ações, eventos e mobilizações em prol da divulgação, debate e conscientização da campanha “Setembro Amarelo”, mês inteiramente dedicado à prevenção ao suicídio. A Equipe Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde informa que toda a rede de atendimento em saúde está envolvida em programações independentes e conjuntas em todas as Unidades de Saúde da Atenção Primária (UBSs e USFs), assim como nos Centros de Atenção Psicossocial do Município (CAPS II Com-Viver e CAPS i Catavento).
 
O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo, idealizada desde 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria. O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Conforme as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
 
Segundo destacou a responsável técnica pela Equipe Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, a enfermeira Camila de Andrade Alcalde, os psicólogos do Município estão organizando a programação em cada unidade de atuação. “A rede municipal é a porta de entrada da população que estiver em busca de ajuda, seja pelas unidades de saúde, seja pelos centros de atenção psicossocial, promovendo o acolhimento, avaliação e o tratamento adequado, conforme a necessidade de cada paciente. Temos psicólogos atendendo em todas as unidades”, considerou.
 
A psicóloga da rede municipal de Saúde, Adriana Claudia de Faria Costa, por exemplo, está organizando ações de divulgação e alerta aos usuários de várias unidades e criando eventos para convidar a população. Ela e outros profissionais já agendaram rodas de conversa com a comunidade para conscientização sobre saúde mental nas unidades Novo Horizonte (dia 12/09, às 8h30), Altaneira (dia 13/09, às 9h), Aeroporto (dia 14/09, às 8h30) e Santa Helena (25/09, às 9h30). Verifique na unidade mais próxima da sua residência a programação de conscientização sobre saúde mental, suicídio e como procurar ajuda.
 
Alerta
 
“A demanda de saúde mental vem crescendo ano a ano e a campanha traz esse alerta a todos para a importância de acolhermos a pessoa em sofrimento psíquico. Também é de extrema relevância que se procure ajuda nos locais adequados para conseguirmos intervir a tempo.
Outra questão é que além dos atendimentos especializados, mostramos que saúde mental vai muito além da psicoterapia e dos medicamentos. É também a qualidade de vida das pessoas, assim como o lazer, práticas de atividades físicas e as relações sociais e familiares”, explicou a psicóloga.
 
Para o secretário municipal da Saúde e médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, que atuou por quase 30 anos em uma unidade de atenção primária, sabe muito bem da importância da porta aberta, do preparo técnico dos profissionais, e da infraestrutura necessária para poder atender a população de Marília. “Contratamos mais profissionais para reforçar o atendimento em saúde mental no município, inclusive mais uma psiquiatra, pois o prefeito Daniel Alonso sabe da importância e está empenhado, em promover o acolhimento adequado, em estarmos prontos e a disposição para atender, acolher e ajudar a tratar todos que estão em sofrimento psíquico”, concluiu.
 

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.