Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 06/11/2023 às 16:20

Marília está entre as 10 melhores grandes cidades para envelhecer no Brasil

Através de uma gestão focada no bem-estar social e no desenvolvimento de infraestrutura adequada, a cidade se posiciona como um lugar desejável para envelhecer no Brasil.

Marília se consolida como um dos melhores lugares do Brasil para se viver a melhor idade, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). Este reconhecimento é um reflexo das políticas públicas e da qualidade de vida que a cidade oferece aos seus cidadãos mais velhos.

Posição de Destaque no Ranking Nacional

No panorama nacional, Marília ocupa a décima posição, um feito notável, considerando que supera a maioria das capitais estaduais e cidades reconhecidas por sua alta qualidade de vida, como Maringá e Campinas. No contexto regional do sudeste, Marília se destaca ainda mais, ocupando a sexta posição, à frente de cidades como Bauru.

Comparativo Regional e Nacional

A liderança de São Caetano do Sul no ranking tanto regional quanto nacional indica um alto padrão a ser seguido. No entanto, Marília não fica atrás, superando São Caetano em aspectos cruciais como saúde, um indicador essencial para a qualidade de vida na terceira idade.

Critérios de Avaliação e Desempenho de Marília

O IDL avalia cidades com base em dados econômicos, socioambientais e de saúde, focando na população acima de 60 anos. Marília se sobressaiu com nota máxima em critérios como endividamento municipal, qualidade e quantidade de estabelecimentos e profissionais de saúde, evidenciando um forte compromisso com a saúde pública e a gestão fiscal responsável.

Entretanto, a cidade enfrenta desafios, como indicado pelas notas mais baixas em carga tributária e óbitos por doenças infecciosas e parasitárias, áreas que requerem atenção e melhorias contínuas.

Educação e Representatividade na Terceira Idade

No que tange à educação, Marília demonstra seu valor ao ocupar a oitava posição em relação ao número de idosos no ensino superior, refletindo a importância dada à educação contínua e ao desenvolvimento intelectual nesta fase da vida.

A representatividade da população idosa e a longevidade esperada aos 60 anos são outros dois aspectos avaliados, nos quais Marília apresenta um desempenho que sugere oportunidades para políticas que promovam uma vida mais longa e saudável.

Conclusão e Perspectivas Futuras

Marília se destaca como uma cidade que valoriza seus cidadãos mais velhos, oferecendo-lhes uma infraestrutura de saúde de qualidade e uma gestão fiscal que garante sustentabilidade a longo prazo. Os desafios identificados pelo IDL são áreas de oportunidade para a cidade continuar a melhorar e inovar em suas políticas públicas.

Com a continuidade das políticas voltadas para a saúde, educação e bem-estar social, Marília tem o potencial de subir ainda mais no ranking, tornando-se um exemplo ainda mais expressivo de cidade amiga do idoso no Brasil.

Iniciativas Locais

O prefeito Daniel Alonso tem sido um protagonista na adoção de políticas públicas voltadas para o bem-estar social. Um exemplo é a conquista do Programa Vida Longa, que oferece moradia assistida e gratuita para idosos em situação de vulnerabilidade. Este programa não só oferece um lugar seguro para viver, mas também promove a socialização e a integração comunitária.

Além disso, a deputada Dani Alonso tem trabalhado para garantir mais recursos para Marília, beneficiando diretamente a população idosa. A solicitação de um novo Centro Dia do Idoso é um reflexo desse esforço, visando atender à crescente demanda por serviços de assistência e atividades que promovam a qualidade de vida dos idosos.

Marília representa um exemplo a ser seguido em termos de cuidado com a população idosa. Através de uma gestão focada no bem-estar social e no desenvolvimento de infraestrutura adequada, a cidade se posiciona como um lugar desejável para envelhecer no Brasil. As ações do prefeito Daniel Alonso e da deputada Dani Alonso são testemunhos do compromisso da liderança local com a melhoria contínua da qualidade de vida dos seus cidadãos mais experientes.

Confira a lista com as 10 primeiras cidades do ranking:

• 1ª – São Caetano do Sul (SP)
• 2ª – Vitória (ES)
• 3ª – Santos (SP)
• 4ª – Florianópolis (SC)
• 5ª – Curitiba (PR)
• 6ª – Botucatu (SP)
• 7ª – Jundiaí (SP)
• 8ª – Balneário Camboriú (SC)
• 9ª – Londrina (PR)
• 10ª – Marília

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.