Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 23/08/2023 às 16:32

Em sete anos, Marília ganhou 11 novos poços para abastecimento de água com Daniel Alonso

Os investimentos públicos feitos pela administração municipal beneficiaram todas as regiões da cidade.

O aprimoramento do sistema de abastecimento de água de Marília está na lista de prioridades da administração municipal desde 2017. Nesses sete anos os investimentos em infraestrutura do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) foram constantes, seguindo o planejamento elaborado pelo poder Executivo e o Daem, visando atender as demandas dos diversos bairros da cidade.

 

Nesse período, a cidade ganhou onze novos poços de abastecimento de água com capacidade adequada para suprir a demanda da população em todas as regiões de Marília. Além da perfuração de poços, foram construídos dois grandes reservatórios na zona norte e mais um - com capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água - na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio do Peixe, o que permitirá ao Departamento de Água e Esgoto dobrar a oferta de água nos horários de maior consumo ou quando for necessário fazer manutenção na ETA.

 

Entre 2017 e 2023, a autarquia municipal perfurou e entregou dois poços para abastecimento da zona leste, quatro poços somente na região dos novos bairros de Nóbrega, incluindo Maracá e Montana, três poços para a zona norte, um para atendimento da zona oeste e um posto no chamado sistema Cavalete, cuja produção é direcionada exclusivamente aos bairros localizados na zona sul, como Nova Marília.

 

Com relação ao período de seca que Marília e região vêm enfrentando, afetando a captação de água desde a metade do mês de junho, o Daem comunicou que desde abril adotou medidas para enfrentar a estiagem como o acionamento de poços para complementar o abastecimento dos bairros localizados na região leste. A manutenção da rede - o que inclui ações preventivas e reparadoras para evitar vazamentos - também foi intensificada.

 

O Departamento de Água desenvolve ações de orientação e fiscalização do uso racional da água, orientando os consumidores para que façam o uso racional de água. A forma mais adequada para o uso racional de água inclui não lavar pisos, calçadas, automóveis, reduzir o tempo de banho e concentrar a lavagem de roupa num único dia da semana, dentre outras rotinas que podem ser assumidas pela população.

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.