Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 18/06/2019 às 10:37

Reunião na Acim para a futura regulamentação do Codem

O Prefeito de Marília participou, na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), de uma importante reunião para definir a futura regulamentação do Codem (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília).

O encontro reuniu cerca de 70 pessoas e contou com as presenças de representantes da sociedade civil organizada, como Adriano Martins (presidente da Acim), Márcia Mesquita Serva dos Reis (superintendente do Hospital Beneficente Universitário da Unimar), Luiz Carlos Macedo Soares (reitor do Univem), Chicao Nishimura (presidente do Ciesp e do grupo Jacto), Major Marcos Boldrin (ex-comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar), José Geraldo Garla (Marilan), Gustavo Menin (Menin Engenharia), Pr. Domingos Jardim da Silva (1ª Igreja Batista) e Norival Carneiro (vice-provedor da Santa Casa), entre outras.

A Câmara Municipal estava representada pelo presidente Marcos Rezende e pelo vice-presidente Cícero do Ceasa. Estiveram presentes ainda os consultores Sílvio Barros e Márcia Santin, além dos secretários municipais.

Daniel Alonso destacou a importância do Codem. “É uma grande alegria poder participar dessa reunião na Acim, já que somente através do empreendedorismo iremos fazer uma cidade se desenvolver. Parabenizo a Acim pela formação do Codem e, juntos, vamos lutar pelo desenvolvimento de Marília. Tenho certeza que este encontro nos deixará mais fortes e o sentimento que temos é que o Executivo e o Legislativo não estão sozinhos. Juntos com o Codem vamos colocar em prática o plano de ação para que Marília continue se desenvolvendo cada vez mais para que a qualidade de vida da nossa população seja ainda melhor”, disse o chefe do Executivo.

O presidente da Câmara, Marcos Rezende, enalteceu o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo. “Hoje temos uma relação extremamente positiva de diálogo com o Executivo e isto proporciona uma harmonia grande em nossa cidade. O Codem terá um papel importante no progresso e crescimento de Marília e a Câmara Municipal está à disposição, inclusive para uma Audiência Pública caso haja interesse. Precisamos do apoio do Codem e de toda a sociedade para juntos resolvermos os problemas da nossa cidade.”

O consultor Sílvio Barros, que foi prefeito de Maringá (PR) por duas vezes, afirmou que o objetivo do encontro desta segunda foi apresentar a primeira etapa do trabalho do Codem. “Esta primeira etapa consiste em apresentar a minuta de lei que formaliza e constitui esta governança compartilhada da sociedade civil com a Prefeitura. A sociedade civil, o Executivo e o Legislativo vão adaptar esta minuta para transformá-la numa lei e a partir daí consolidar esta lei. É um momento histórico para Marília.”

O encontro apresentou ainda relatório do workshop realizado em abril com diversos grupos de debate, que estabeleceu as sete prioridades para a primeira fase: Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos, Planejamento Urbano e Mobilidade, Inovação & TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Saúde, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Educação.

Câmaras setoriais farão discussão em cada área de prioridade e levarão as ideias à Plenária, órgão máximo do conselho, que terá 32 integrantes que envolvem poder público, empresas, sindicatos, conselhos, entidades civis, como a própria Acim, Matra, universidades públicas e privadas, OAB, Crea, Conselho de Arquitetos, Rotary, Lions, Maçonaria, órgãos públicos de segurança e grupos religiosos, entre outros.

CODEM

A minuta de lei, apresentada pelo advogado Marcos Martins, em seu artigo 1º, cria o Codem com caráter deliberativo e consultivo para formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico, atuando nos termos desta Lei e do Regimento a ser aprovado por este Conselho.

 

Entre os objetivos do Codem estão: buscar o intercâmbio permanente com órgãos municipais, estaduais e federais, com organismos nacionais e internacionais de fomento ao desenvolvimento estratégico, econômico e sustentável das cidades, sejam públicos ou privados, com instituições financeiras, e com instituições de representação da sociedade mariliense, visando à execução das políticas públicas municipais para o desenvolvimento econômico e sustentável; e realizar estudos e consultas públicas, visando à identificação das potencialidades e desafios relevantes para o desenvolvimento de Marília, para que a cidade possa se desenvolver focada nas diretrizes definidas como de interesse geral da sociedade, de maneira ordenada e de longo prazo.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

Fonte:Prefeitura de Marília

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.