Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 31/07/2019 às 14:20

Agricultura Familiar: Marília terá ônibus ‘varejão itinerante’.

Ônibus adaptado batizado de “Cajuru” idealizado pela Coophomar começa a percorrer a cidade, oferecendo produtos da agricultura familiar

Um ônibus que já foi utilizado para transportar passageiros entre os terminais e o pátio de aeronaves do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, será a nova sensação da Coophomar (Cooperativa de Produtores de Hortifrútis de Marília). Com o apoio da Prefeitura de Marília, o veículo funcionará como uma espécie de “varejão itinerante”. O prefeito Daniel Alonso visitou o projeto e conversou com os produtores, na manhã desta terça-feira, durante encontro na Ceasa (Central de Abastecimento), zona norte de Marília e garantiu total apoio. 

 

Participaram da visita o vereador Cícero do Ceasa, o secretário municipal da Agricultura, Pecuário e Abastecimento Ricardo Cavichioli Scaglion, o diretor de habitação do município, Odracyr de Oliveira Capponi e o gerente do Ceasa Marília Átila Colognesi Louzada e diversos produtores ruais que fazem parte da agricultura familiar. Todos apoiam o inédito projeto.

A expectativa é que em breve (com a expedição de Alvará), as vendas feitas no “Cajuru” beneficie os 73 produtores cooperados e milhares de consumidores, que poderão adquirir produtos de qualidade, pertinho de casa. O ônibus terá como pontos de parada as imediações de praças, centros comunitários e locais de referência para os moradores.

“Somos parceiros da cooperativa e desse projeto maravilhoso do ônibus que vai percorrer a cidade, oferecendo produtos da agricultura familiar de Marília. Além da merenda escolar, que já garante a aquisição, essa ideia do ônibus representa um canal a mais de distribuição e geração de renda para famílias do campo. É uma satisfação apoiar esse empreendimento”, destacou Daniel.

O chefe do Executivo destacou que a Prefeitura é parceira tanto dos grandes empregadores, como a megaloja de departamentos Havan, recentemente inaugurada na cidade, quanto dos pequenos investidores. Entre as várias políticas públicas está o Banco do Povo, desenvolvido pelo município e Estado.

Elton Aparecido Bitencourt, presidente da Coophomar, mostrou detalhes do ônibus, que está cadastrado junto ao Detran (Departamento de Trânsito) como unidade móvel de comércio, ou seja, não é fiscalizado como transporte de passageiros. Os bancos foram removidos (possui apenas três lugares) e foram feitas várias adaptações.

“Fizemos as instalações necessárias para ligação de energia elétrica, adesivamos, colocamos prateleiras para hortifrútis, temos ar-condicionado, rampas de acesso, elevador para cadeirantes e estamos colocando geladeiras para trabalhar com alimentos pré-processados. A ideia não é ficar rodando o dia todo, mas estacionar nos bairros durante umas cinco horas, do final da tarde ao início da noite, horário de saída dos trabalhadores”, disse o presidente.

COOPHOMAR

A cooperativa é uma organização vinculada à Abacem (Associação do Bairro Centro Mesquita), popularmente conhecida como Associação dos Agricultores Familiares de Marília, que reúne cerca de 75 produtores.

O grupo foi apoiado e fortalecido pela gestão Daniel Alonso. Atualmente, é responsável por fornecer 30% de todos os itens consumidos na merenda escolar de Marília, incluindo vasta gama de vegetais, como hortifrútis e folhosas. São 126 pontos de entrega, incluindo escolas municipais, estaduais e entidades. Ao todo o município consome 70% do que a cooperativa produz.

A Abacem também está atuando com alimentos pré-processados e, com o apoio da Prefeitura de Marília, utiliza estrutura do Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília), unidade da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Temos muitos projetos de valorização da agricultura familiar. Com o apoio da Prefeitura, muitos deles estão começando a virar realidade. Agradecemos ao prefeito Daniel Alonso pela parceira e olhar de responsabilidade para essa área tão importante da economia do município”, disse a secretária geral da cooperativa, Patrícia de Paula Barbosa Garcia.

Fotos: Júlio César de Carlis

Fonte:Prefeitura de Marília

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.