Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 06/11/2019 às 09:11

Atiradores do Tiro de Guerra começam série de visitas à obra da ETE na bacia do Pombo

Atiradores do Tiro de Guerra começam série de visitas à obra da ETE na bacia do Pombo

Os atiradores do Tiro de Guerra 02/059 de Marília, sob o comando do chefe de instrução sargento Cláudio Gonçalves Penteado, foram recepcionados na manhã desta segunda-feira, dia 4, no auditório do 2º andar do Paço Municipal, pelo prefeito Daniel Alonso e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso.

 

No local, 90 atiradores receberam as orientações técnicas sobre a visita, bem como puderam assistir a vídeos demonstrativos sobre a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Estavam presentes também o instrutor do TG, sargento Everton Luis Rodrigues dos Santos; e a assessora do Fundo Social, Maria Angélica Monici.

Logo em seguida, 30 atiradores foram conhecer in loco a obra na bacia do Pombo – outras duas visitas do TG à obra estão marcadas para esta sexta-feira, dia 8, e para terça-feira, dia 12 -, sendo recepcionados pelo engenheiro da Replan, Adalberto Valente.

“Sem dúvida é a obra mais importante que a cidade de Marília já realizou, pois tem uma importância perene. É um divisor de água para a nossa cidade e, o que é principal, marca o progresso e desenvolvimento de Marília, atraindo mais indústrias e, principalmente, gerando mais empregos para o nosso município”, disse o prefeito Daniel Alonso aos atiradores.

O chefe de instrução do TG, sargento Cláudio Penteado, destacou a importância da obra da ETE para Marília. “É importante para a gente saber onde está sendo aplicado o dinheiro público e os benefícios que a obra traz para a cidade. Além disso, numa situação de defesa territorial, essa obra se torna um ponto sensível e seria guarnecida pelo TG.”

MAIS VISITAS

Outras cinco visitas à obra da ETE do Pombo já estão agendadas, sempre ocorrendo a partir das 8h30. A próxima visitação acontece nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, com 30 alunos do Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos). Para 8 de novembro, também de manhã, outros 30 atiradores do Tiro de Guerra farão a visita. Dia 12 de novembro mais 30 atiradores do TG estarão no local. Dia 18 será a vez de 30 alunos da Faculdade Católica conhecerem a obra. E no dia 25 está confirmada a visita de 30 alunos da Escola Estadual Edson Vianei Alves à obra.

AS BACIAS

A bacia do Pombo recebe 209 litros por segundo e atende uma população de 47 mil pessoas das zonas Oeste e Norte. Já a Bacia do Barbosa atenderá 85 mil pessoas do Centro e Zona Sul com 231 litros por segundo de esgoto.

Já a bacia do Palmital, que será construída nas proximidades do distrito de Dirceu, vai atender uma população de 109 mil pessoas das zonas Leste e Norte. A nova bacia vai receber por segundo cerca de 270 litros de esgoto e será responsável por tratar os outros 30% do esgoto da cidade.

 COMO FUNCIONA A ETE

O funcionamento da ETE é dividido em sete etapas:

  1. Gradeamento – O esgoto que vem das residências contém em média 1% de matéria orgânica e 99% de água. A primeira etapa do tratamento é a retenção de materiais grosseiros, como lixo, em um sistema formado por grades.
  2. Desarenação – Na caixa de areia mecanizada, é feita a remoção dos sólidos presentes no esgoto, como areia, pedras, e detritos sólidos de pequeno tamanho, que passaram pelo gradeamento.
  3. Geração de Ar Difuso – Três geradores de ar difuso importados produzem o ar que será injetado nas lagoas de aeração, em alta pressão. O sistema é considerado rápido e eficiente, pois potencializa a proliferação de microrganismos que consumirão a matéria orgânica do esgoto, acelerando o processo biológico devido à utilização do ar difuso. O ar pode atingir uma alta temperatura que pode chegar a 100 graus.
  4. Lagoas de Aeração – Já sem sólidos visíveis, o esgoto é enviado para o tratamento biológico na lagoa de Aeração. Lá, ele é exposto à ação de microrganismos que promovem a degradação do esgoto e condensam em flocos, a matéria orgânica, que até então estava dissolvida no esgoto. Nesta etapa são feitas verificações das características do esgoto para adequação do processo de tratamento, tais como a quantidade de ar para a flotação das partículas e a separação da água dos flocos resultante desta primeira etapa de tratamento.
  5. Lagoas de Decantação – Após o tratamento biológico, o líquido resultante do processo é submetido a um processo de decantação. Os flocos formados vão para o fundo das lagoas, separando-se da parte líquida, que já está livre de impurezas. No fundo estes flocos se juntam a outros, formando o lodo.
  6. Leito de Secagem – O lodo produzido durante o processo de decantação será retirado do fundo das lagoas, desidratado, colocado para secar no leito de secagem e posteriormente será transportado para um aterro sanitário especializado. O material após seco pode ser utilizado em diversas aplicações, desde a construção civil, adubo ou ser descartado em aterro sanitário sem provocar danos ao meio ambiente.
  7. Devolução do Esgoto Tratado ao Meio Ambiente – O esgoto tratado é devolvido ao meio ambiente com aproximadamente 99% de pureza. Apesar de não ser potável, a água resultante do processo pode ser utilizada como água de reuso para lavagem de vias e praças públicas, irrigação, ou devolvida aos rios e córregos, sem poluir o meio ambiente, pois seu tratamento possibilita esse retorno à natureza sem nenhum tipo de degradação ou dano ambiental.

Fotos: Lígia Ferreira / Mauro Abreu


Fonte: Prefeitura de Marília

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.