Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 13/05/2020 às 21:44

Prefeitura entrega 80 novos kits de uniformes aos profissionais do Samu

Nos kits há todos os EPIs necessários para a proteção dos profissionais do serviço

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na segunda-feira, dia 12, 80 kits com novos uniformes aos profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), unidade com sede em Marília.
As peças, consideradas EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), foram entregues na própria sede do Samu a condutores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e telefonistas.
O uniforme, padronizado pelo Ministério da Saúde, é composto por um macacão com faixas reflexivas (iluminação noturna para evitar acidentes de trânsito), além de capa de chuva, blusões de frio e bota. Os telefonistas receberam camisas polo com o brasão e a identificação do Samu.
A supervisora de Enfermagem do Samu, Cristina Ramos da Silva, destacou a ação realizada pela Prefeitura. “Esse novo uniforme é de suma importância para a proteção dos profissional, juntamente com outros materiais de proteção como aventais impermeáveis, óculos de proteção e viseiras que também recebemos nesta data”.
O supervisor médico da atenção a urgências, André Luis Carácio, agradeceu pelos uniformes para a equipe do Samu e disse que a atenção ao serviço dada pela prefeitura valoriza todos os profissionais da unidade.
“Todos aqui não medem esforços para atenderem bem a população, realizando um serviço com o máximo de atenção e competência possível para o bem dos pacientes”, afirmou o supervisor.
“A população e principalmente as vítimas já têm em seu imaginário quando os veem vocês chegar para um atendimento, dizem que vocês são uns anjos. Obrigado pela missão maravilhosa que vocês exercem”, disse o secretário de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
O prefeito Daniel Alonso, embora não tenha participado da entrega, pois estava na reunião do Conselho Municipalista em São Paulo, fez questão de mandar uma mensagem pública a todos os profissionais do Samu. “Gostaria que vocês tivessem pouco trabalho, já que isso ia significar menos acidentes. E nesse período de pandemia o trabalho é dobrado. Mas que o trabalho de vocês seja realizado da melhor forma possível, não só com equipamentos que auxiliem no socorro de vítimas, mas também com uniformes que tornem o trabalho mais seguro”, disse o chefe do Executivo,
ATENDIMENTO
O Samu está qualificado para atender chamados de urgência, como infarto agudo do miocárdio, queda de altura de mais de três metros, acidente de trânsito, tentativa de suicídio, gestante em trabalho de parto, engasgo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória, acidentes de trânsito, vítimas de ferimento por arma branca ou por arma de fogo, dentre outros.
A equipe do Samu Marília é coordenada pelo médico André Luis Carácio (supervisor médico da atenção a urgências) e pela enfermeira Cristina Ramos da Silva (supervisora de enfermagem da atenção a Urgências).
O Samu, 192 Regional Marília atende também atualmente a cidades de Garça -Pompeia começará a ser atendida a partir de segunda-feira, dia 18, e Oscar Bressane no início de junho.
Para isso conta com quatro viaturas de Suporte Básico, duas de Suporte Avançado (UTIs), sendo uma municipal e outra regional, além de duas motolancias. Atualmente a média de mensal é de 3.000 atendimentos.
A sede do Samu em Marília fica na rua Silvio Bertonha, 23, no Parque das Industrias, e funciona 24 horas. O telefone para emergência é o 192.

Fotos: Divulgação

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.