Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 06/11/2020 às 10:44

Cultura de Marília teve importantes avanços da gestão Daniel Alonso

A área da Cultura foi outra que teve importantes avanços nos últimos quatro anos na gestão do prefeito Daniel Alonso, com as inaugurações na nova sede da Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” e da Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira”, além de eventos grandiosos, como o Festival Internacional Dançar a Vida e a Mostra Internacional de Teatro, que trouxeram a Marília artistas de diversos países.
Outro destaque da área cultural na atual administração será a reforma e remodelação completa do Centro Cultural, antigo prédio da biblioteca, que está em fase de acabamentos e não terá nenhum custo aos cofres públicos, já que está sendo feita em parceria com a iniciativa privada.
O histórico prédio Irá se transformar no Centro Cultural de Marília, que será a sede da Secretaria Municipal da Cultura, do Museu Histórico e Pedagógico “Hélio Antônio Scarabôtolo”, do Museu de Paleontologia, da Galeria Municipal de Artes, do Auditório Municipal “Octavio Lignelli”, da Sala Municipal de Projeções “Emílio Pedutti Filho”, do setor administrativo do Projeto Guri, da Adevimari (Associação dos Deficientes Visuais de Marília) e de um ramal da Biblioteca Braille “Delmir Cerissa”
“A nossa administração elencou algumas prioridades para colocar Marília em destaque nacional e até internacional, mas procuramos investir em todas as áreas e a cultura foi também uma de nossas prioridades, com obras e eventos, elevando o nome da nossa cidade no cenário artístico e cultural. Fizemos e estamos fazendo as reformas e remodelações necessárias em alguns locais e trouxemos grandes eventos, que colocaram Marília em evidência também no setor cultural”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.
NOVA BIBLIOTECA E CASA DE CULTURA
A nova sede da Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, que fica na rua São Luiz, 1.295, esquina com a rua São Carlos, no centro comercial da cidade, está num prédio de 850m², três pisos climatizados, elevador e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, abriga o acervo de 26 mil itens, compostos por obras gerais, obras de referência (dicionários, enciclopédias e livros de pesquisa), livros que relatam a história de Marília, literatura infantil, acervo em braile, jornais, revistas, audiolivros, HQ´s, CD´s e DVD´s.
Já a Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira”, localizada na avenida Santo Antônio, 136 - bairro Boa Vista, abriga o Projeto Guri - Polo Regional Marília, Projeto Teatro da Cidade e Oficinas Culturais.
O Projeto Guri é um dos maiores programas de formação musical de crianças e adolescentes do país. Em Marília, o Projeto conta com 563 alunos, que aprendem teoria e prática de instrumentos como violino, violoncelo, contrabaixo acústico, viola de arco, teclado, trompete, eufônio, saxofone, flauta transversal, clarinete, violão, guitarra, baixo elétrico, viola caipira, percussão, bateria, além de iniciação musical e canto coral.
O Projeto Teatro da Cidade, realizado pela Secretaria da Cultura e que oferece aulas gratuitas de Teatro para todas as idades, conta com aproximadamente 140 alunos e seis arte educadores: Márcio Martins, Letícia Rodrigues, Calú Monteiro, Clarice Zan, Willian Mendonça e Gonzalo Perez.
FESTIVAL INTERNACIONAL DANÇAR A VIDA
Também na gestão Daniel Alonso, Marília recebeu a edição 2019 do Festival Dançar a Vida, evento realizado pelo Instituto Cultural Promodança e Uirapuru Socialização e Arte, em parceria com a Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal da Cultura.
Mais de 1.200 bailarinos participaram de seletivas, o que representa mais de 30 cidades e 40 academias e escolas de dança participando do Festival, no Teatro Municipal e Palco Cênica (montado no CEEJA - rua 24 de Dezembro, 162).
O Festival contou com jurados do Brasil, Argentina, Canadá, Espanha e Bulgária.
MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO
Ainda em 2019 Marília recebeu a II Mostra Internacional de Teatro, no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”. O evento teve apresentações de artistas de diversos países da América Latina, além de oficinas, palestras e exposições.
O objetivo do evento foi promover um intercâmbio artístico e cultural de companhias e grupos de teatro da América Latina. Por isso, além de apresentações de artistas de vários estados brasileiros, a mostra contou com apresentações da Bolívia, Chile, Uruguai, Argentina, Peru e México.

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.