Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 10/11/2020 às 14:57

Gestão Daniel Alonso remodela Viveiro Municipal, fortalece Agricultura Familiar, amplia feiras livre

Além das áreas consideradas prioritárias, como saúde, educação e assistência social, a gestão do prefeito Daniel Alonso intensificou os trabalhos em todos os segmentos. Prova disso é o que foi desenvolvido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A administração Daniel Alonso remodelou completamente o Viveiro Municipal, ampliando de 130 para 204 espécies de mudas; fortaleceu o Programa de Agricultura Familiar, que hoje conta com mais de 150 famílias participando desse projeto, que inclusive abastecem as escolas municipais. 

Nos últimos quatro anos foram ampliados o número de feiras livres, que estão em todas as regiões da cidade, além da criação das famosas feiras noturnas com FoodParks, que atendem inclusive alguns distritos. 

Os projetos UniCampo, Boa Feira, Feira do Produtor Rural e GPS Rural também foram destaques na pasta.

VIVEIRO MUNICIPAL

O Viveiro Municipal, que fica dentro da sede da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – avenida Benedito Alves Delfino, 205, no Distrito Industrial, zona norte, ampliou de 130 para 204 espécies de mudas.

As mudas estão divididas em Nativas/Exóticas (75 espécies), Frutíferas (33), Medicinais (38), Ornamentais (42) e Subsistência (16 espécies).

As mudas são doadas para os logradouros públicos (praças, rotatórias, canteiros centrais, escolas, postos de saúde, Cras, Centro Dia, entre outros) e também para os moradores que retiraram o Habite-se e receberam a notificação para o plantio de uma árvore defronte ao imóvel.

AGRICULTURA FAMILIAR

Daniel Alonso criou também a Feira da Estação da Agricultura Familiar, que acontece às sextas-feiras, das 13h às 19h, na antiga Estação Ferroviária de Marília, comercializando verduras, legumes, frutas e produtos artesanais.

Além dessa Feira, acontece também a Ecofeira Vivamais, às quartas-feiras, das 16h às 20h, ao lado do Espaço Cultural. 

FOOD PARKS

O Food Park oferece opção de lazer e entretenimento, além da população ter acesso a produtos de hortifruti e alimentos em geral com toda qualidade e preços acessíveis.

O evento foi criado em dezembro de 2017 na zona sul, onde acontece às sextas-feiras na praça do Clube dos Bancários. Depois vieram os Foods Parks no bairro Jardim Cavallari, no Vida Nova Maracá, no JK, no Jardim Esplanada e nos distritos de Padre Nóbrega, Avencas e Rosália, entre outros locais.

UNICAMPO

Outro destaque da gestão Daniel Alonso foi a implantação do Projeto Unicampo, em parceria com a Unimar (Universidade de Marília), através dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.

O projeto é um trabalho de extensão universitária e visa levar aos pequenos produtores rurais a tecnologia da Agronomia e da Medicina Veterinária, com objetivo de melhorar a qualidade da produção das propriedades rurais.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indica as propriedades rurais a serem visitadas e cede também o transporte. Já a Unimar leva um professor de Agronomia e um de Medicina Veterinária, acompanhados de três alunos de cada um destes cursos, para a visita com o objetivo de fazer um diagnóstico da propriedade e implementar as ações.

GPS RURAL

A administração Daniel oficializou também a implantação do Programa GPS Rural, onde as propriedades rurais são cadastradas e identificadas com placas refletivas e o georreferenciamento facilita a chegada dos órgãos de segurança, agilizando os atendimentos de emergência; além de auxiliar na identificação dos pontos do transporte escolar e nas condições das estradas, o que auxilia nas manutenções preventivas e corretivas realizadas pelo poder público. 

BOA FEIRA

Outro projeto de destaque é o “Boa Feira”, em parceria com a Fatec (Faculdade de Tecnologia de Marília), que oferece cursos de manejo de alimentos para feirantes, visando segurança e qualidade.

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.