Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 23/11/2020 às 13:45

Prefeitura participa da 13ª Edição da Campanha “Fique Sabendo”

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, participará mais um ano da campanha “Fique Sabendo”, que tem como objetivo a intensificação da testagem junto às populações mais expostas às infecções sexualmente transmissíveis e assim ampliar o diagnóstico de HIV/Sífilis da população.
Este ano a Campanha será realizada no período de 1 a 7 de dezembro e o tema “Fique Sabendo – Faça o teste da Aids e da Sífilis” pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens.
A pandemia de Covid-19 tem causado forte impacto na oferta de testagem do HIV e da sífilis nos municípios paulistas. A média mensal de solicitação de testes rápido de HIV caiu aproximadamente 50% em relação aos mesmos meses de 2019.
A campanha este ano também visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, e vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.
Além do objetivo intrínseco da campanha acima exposto, este ano, a campanha oportuniza retomar e reforçar as ações de prevenção e diagnóstico ao HIV e às outras ISTs e o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV no estado de São Paulo.
No estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da Sífilis avançou, mas ainda há muitas pessoas que desconhecem sua sorologia.
A epidemia paulista é particularmente preocupante entre os jovens, homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo.
A campanha, que é nacional, tem por objetivo estimular a população a realizar o teste de HIV e de Sífilis, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste e pertence aos grupos mais atingidos pelas doenças.
Em Marília os testes serão realizados apenas no SAE (Serviço de Assistência Especializada) , localizado na rua 7 de Setembro, 793 nos dias e horários a seguir: dias 1, 2, 3, 4 e 7 entre 10h e 18h; e dia 5 (sábado) entre 8h e 17h.


Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.