Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 04/12/2020 às 13:22

Prefeito Daniel Alonso lança o programa Viver Bem com IPREMM

O projeto idealizado pelos profissionais do IPREMM busca atender seus aposentados, oportunizando a identificação de sua condição geral de saúde, com olhar voltado aos aspectos de risco próprios à idade, de forma gratuita e com a amplitude necessária à identificação de suas vulnerabilidades.
“Desde o início da nossa gestão, o IPREMM vem representando um grande desafio, situação esta que não podemos deixar interferir na função social inerente à autarquia previdenciária. Por este motivo, autorizamos realização de concurso para contratação de profissionais capazes de desenvolver projetos voltados ao cuidado e atenção aos nossos servidores, que hoje desfrutam do merecido descanso. Cuidar das pessoas é um dos aspectos fundamentais da nossa administração”, disse o Prefeito Daniel Alonso.
A presidente executiva do IPREMM, Dra. Monica Regina da Silva, acrescentou quanto à relevância do projeto, enfatizando: “O projeto havia sido idealizado desde o início da nossa gestão e sua implantação foi alcançada com a estruturação de sua equipe, possibilitando desta forma um atendimento amplo e multiprofissional, precedido de um minucioso trabalho de identificação das necessidades do nosso público. Além disso, é um programa de saúde pioneiro que busca atender os aspectos de saúde dos aposentados como um todo”.
Trata-se de um programa de medicina preventiva, onde o servidor passará uma avaliação completa, através de uma abordagem integral com foco à identificação de eventuais problemas de saúde, além de avaliação psicossocial e, para isso, será avaliado por três profissionais – médico, psicóloga e assistente social, num período total de 60 minutos.
O agendamento prévio deverá ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30, na sede do IPREMM – Avenida Pedro de Toledo, 1.041, no bairro Palmital (próximo à igreja São Bento), ou pelos telefones 3414-1013 e 3413-4022.
“Ao fazer essa avaliação, o aposentado saberá quais os riscos de ter várias doenças e, principalmente, saber como preveni-las. Após essa avaliação, o servidor poderá ser encaminhado para investigação e ou tratamento necessários, recebendo também orientações e recomendações para se obter uma melhor performance e função, promovendo e prevenindo problemas de saúde no futuro”, disse o Médico Perito do IPREMM, Dr. Carlos Souto dos Santos Filho.
O aposentado passará também pela avaliação psicológica, com o objetivo de verificar a saúde mental e, caso tenha alguma suspeita de sintomas, será encaminhado para atendimento. “Sempre discutiremos os atendimentos com o Médico, para que possamos analisar integralmente o indivíduo. Na nossa avaliação, identificaremos possíveis problemas como depressão, ansiedade, angústia, entre outros, direcionando para a rede de serviço mais adequada, de acordo com a necessidade de cada pessoa, já que o público atendido nesse projeto é o que mais vem sofrendo com a pandemia, e os dados indicam um aumento de sofrimento emocional dessas pessoas”, afirmou a psicóloga Nicole Leitner.
Na avaliação do Serviço Social, o aposentado responderá um questionário sobre aspectos da vida social, o que dará um suporte aos encaminhamentos por ventura a serem realizados. Vamos identificar as barreiras de acesso à necessidade do tratamento de saúde, através das indicações médica e psicológica. Após os 30 dias de atendimento, a Assistente Social realizará o contato para identificar se o encaminhamento realizado foi alcançado”, disse a Assistente Social, Carolina Sampaio de Camargo Garbi.
Já a Diretora de Benefícios Previdenciários do IPREMM, Ana Flávia Pardo Perez, destacou a importância do projeto. “É um projeto de grande relevância para o Instituto, queremos acolher e trazer os 1.800 aposentados para perto de nós. Ofertar a contraprestação de serviços é uma forma de reconhecimento por toda a dedicação e esforço daqueles que tanto já fizeram por nossa cidade.”


Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.