Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 17/05/2019 às 16:25

Campanha de Vacinação Contra Gripe tem mais duas semanas; Marília atinge 62%

Dose protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B

Secretaria Municipal da Saúde de Marília alertou a população para a proximidade do fim do prazo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que acaba dia 31 deste mês. Desde o início da mobilização, foram aplicadas 48.491 doses na cidade. O objetivo é aumentar esse número em pelo menos mais 22 mil pessoas.

Ricardo Mustafá, secretário da Saúde no município, reforçou o chamamento, principalmente, para pais e responsáveis por crianças com mais de seis meses e menos de seis anos. Até agora, foram vacinadas 52,97% das que são aguardadas.

“Acabamos de receber o relatório da Sala Central de Vacina. Em Marília, considerando todos os grupos indicados, foram vacinadas 62,3% do público-alvo. É um número bom, porque a média estadual de SP está em 56,6%, então, nossa cidade está um pouco acima. Mas precisamos lembrar que a meta é 95% e faltam só duas semanas”, disse o secretário.

Para Ricardo, as pessoas precisam se conscientizar. “É uma campanha que já tem 21 anos, é muito conhecida e, no geral, não falta informação. O que precisamos é valorizar essa oportunidade, porque são vacinas gratuitas garantidas pelo SUS, que podem salvar vidas”, destacou o gestor da Saúde.

VACINA PRA QUEM?

O SUS garante a vacina contra a gripe para crianças (seis meses até menores de seis anos), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civis e militares, bombeiros e integrantes das Forças Armadas.

Também têm direito à dose populações indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, entre outras) e condições clínicas especiais.

RESULTADO PARCIAL

O “vacinômetro” da saúde municipal aponta que a maior cobertura está entre as mulheres que deram à luz recentemente. Das 367 estimadas, 79,84 já estão vacinadas (293 doses aplicadas). Entre os idosos, 72,72% também já receberam a dose (21.810).

A rede de Marília imunizou 52,97% das crianças (7.647 doses dispensadas), 49,04% das gestantes (1.096 mulheres vacinadas) e 47,89% dos trabalhadores da Saúde (4.712). Os percentuais de Marília estão acima da média estadual.

Entre as pessoas que têm comorbidades, foram vacinadas 9.042 pacientes, o que corresponde a 49,91% do total imunizado na campanha do ano passado. Já os professores vacinados somam 1.567, ou seja, 55,20% do total que procurou as unidades de saúde em 2018.

As unidades de saúde funcionam das 07h às 17h. Para consultar o local mais próximo, basta acessar o endereço simplificado www.bit.ly/saudemarilia

 

Foto: Divulgação

Fonte:Prefeitura de Marília 

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.