Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP

Postado em 21/05/2019 às 16:04

Emoção marca o encontro entre famílias doadoras e receptoras de leite humano.

Grupo foi recebido pela primeira-dama do município, Selma Regina Mazuqueli Alonso

Recepção na tarde desta segunda-feira (20), no gabinete do prefeito Daniel Alonso, marcou encontro entre famílias doadoras e receptoras de leite humano. Histórias de vida e lições de solidariedade, mamães e papais emocionados, junto com seus bebês, promovem a sensibilização da sociedade para uma causa que salva centenas de vidas em Marília, todos os anos.

A iniciativa do encontro foi do BLH (Banco de Leite Humano) de Marília para marcar a Semana da Doação de Leite. A data nacional é celebrada em 19 de maio.

O grupo foi recebido pela presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama do município, Selma Regina Mazuqueli Alonso, no ato, acompanhada do presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende.

A Saúde foi representada pela coordenadora administrativa da Secretaria Municipal da Saúde, Ednalva Nascimento, e pela supervisora do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues. O médico ginecologista e obstetra Jayro Domingues também prestigiou a reunião.

SENSIBILIDADE

Sandra preparou um encontro entre mães doadoras e famílias beneficiadas, que utilizaram os serviços do Banco de Leite no momento de maior fragilidade e temor. Foi o caso de Fagner Paes e Sueli Rodrigues Paes, pais dos gêmeos João Victor e Rafaela.

A mãe teve uma hemorragia inesperada após o parto e foi parar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com a vida seriamente ameaçada. Sem poder amamentar, os bebês dependeram das doações que vieram de mães como Camila, Regiane, Vanda, Ana Carolina, entre outras, que foram homenageadas.

“Nossa gratidão a estas mães, que não repartiram apenas o leite que puderam durante a fase de amamentação de seus filhos, mas repartiram vida, permitiram que nossos filhos pudessem estar aqui hoje”, disse Fagner, emocionado.

A visita contou ainda com a presença de representantes dos “empretecos”, do Sebrae, que compõem um grupo de empresários participantes do Programa Empretec. Entre as práticas que eles mantêm, está a intervenção social para que seus negócios façam do mundo um lugar socialmente mais equilibrado.

O grupo promove uma série de ações, neste mês, em apoio ao Banco de Leite, incluindo arrecadação de materiais, melhorias nas instalações do local e divulgação do tema da doação de leite materno.

A primeira-dama do município, Selma Regina Alonso, lembrou a importância da causa e o poder dos gestos de amamentação e doação de leite humano. Ela lembrou que teve o privilégio de amamentar três filhos.

“São duas manifestações de amor, de cuidado, de afeto e de compromisso com a vida. Estamos emocionados em receber vocês (voluntários e famílias) aqui no gabinete da Prefeitura Municipal, um espaço que pertence ao povo de Marília”, destacou Regina.

PIONEIRISMO

O Banco de Leite Humano de Marília figura hoje entre 225 no Brasil e 57 no Estado de São Paulo. Porém, há 35 anos, o serviço foi pioneiro na cidade juntamente com outros 11, instalados na mesma época. Atualmente, o BHL local conta com dez postos de coleta em municípios vizinhos.

Somente este ano, já foram coletados, examinados, classificados, pasteurizados e distribuídos cerca de 400 litros de leite. Em 2018, foram 800 litros. O volume por doadora varia: algumas voluntárias chegam a contribuir com até três litros por semana.

Conforme dados dos hospitais de Marília, a média de bebês internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), por nascimento prematuro e outras complicações de saúde, varia entre 20 e 30 pequenos pacientes, simultaneamente.

Atualmente 59 voluntárias estão cadastradas e colaboram, em média, com 70 litros por mês. O ideal, segundo a supervisora do Banco de Leite, seria de 120 doadoras.

SERVIÇO

O BLH tem atendimento ao público das 7h30 às 13h30 e está instalado à rua 15 de Novembro, 50. É possível fazer doações com a retirada do leite em domicílio. Basta entrar em contato. O telefone é o 3413-8696.

Fotos: Júlio César de Carlis

Fonte: Prefeitura de Marília 

Comentários

Daniel Alonso Prefeito da cidade de Marília/SP
Face Insta YouTube
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial. Daniel Alonso © 2019.